terça-feira, 21 de setembro de 2010

“Quem deixou a segurança de seu mundo por amor”




Por Juliana Ramiro

Semana passada, sexta-feira, a minha sexta da preguiça, fiquei na cama até às 11h e acabei, não sei bem por que, lembrando da música “O mundo anda tão complicado”, do Legião Urbana. A canção é linda e fala do cotidiano de um casal. Pra quem não conhece, clica no vídeo e vai ouvindo, enquanto lê o post.

“Vem cá, meu bem, que é bom lhe ver
O mundo anda tão complicado
Que hoje eu quero fazer tudo por você
Quero ouvir uma canção de amor
Que fale da minha situação
De quem deixou a segurança de seu mundo por amor”



Essas duas estrofes são as finais da música e quero destacá-las porque acho que falam muito bem de algo que a pouco passei a compreender e valorizar. Por muito tempo tive sérios problemas em manter qualquer relação que era baseada no convívio. As pessoas me cansavam. Minha sede pelo novo me fazia perder o interesse.

Passei muito tempo buscando a pessoa perfeita, os amigos perfeitos, os colegas perfeitos, os amores perfeitos. Em vão. As pessoas que criei na minha cabeça só existiram enquanto eu pude fantasiá-las na minha cabeça. Pessoas de carne e osso têm carne e osso e muita humanidade. O ser humano é imperfeito. E uma relação entre dois, duplamente imperfeita.

Tive amigos que pareciam os amigos perfeitos. E os que mais me decepcionaram. Hoje, opto por amigos que são os melhores naquilo que é vital para uma amizade: sinceridade e respeito. Eles podem não viver comigo, não gostar das coisas que gosto, no entanto, são fiéis e sei que posso contar.

Já tive amores que gostavam das mesmas coisas que eu, tinham a mesma idade, ouviam as mesmas músicas, começavam a comer uma trufa pelo mesmo pedaço. E pra que tudo isso? Meus amores mais importante tiveram pouco a ver comigo mas me amaram muito e foram os que mais me fizeram crescer, e os que trago comigo até hoje. Reconheço que deixei de aproveitar essas pessoas porque via nelas algo que não era o que eu tinha idealizado. Lamento.


“Quero ouvir uma canção de amor
Que fale da minha situação
De quem deixou a segurança de seu mundo por amor”



Hoje não busco mais amores perfeitos, e, aos poucos, estou aprendendo a valorizar quem não é. Estou vendo nas imperfeições algo para lembrar, para rir, para contar. Estou me interessando por alguém de carne e osso, e vendo o brilho que gente assim pode ter. Estou descobrindo que a mesma pessoa pode ser interessante todos os dias, porque sempre haverá um gesto novo, uma história, ou o velho carinho, a velha atenção, e o velho olhar, que a essa altura já é mais do que revelador.

Estou aprendendo a sair da segurança do meu mundo por amor. E feliz.


4 comentários:

D'Menor disse...

Oin..que mimo! Meu pokemon evoluiu....hauhahuuahauha...

É assim que é, é assim que deve ser Srta. Ramiro.

Juliana Ramiro disse...

meu pokemon evoluiu????
eu mereço. hauahuahuah

Anônimo disse...

"Para viver um grande amor é preciso abrir todas as portas que fecham o coração.Quebrar barreiras construídas ao longo do tempo,
Por amores do passado que foram em vão.É preciso muita renúncia em ser e mudança no pensar.É preciso não esquecer que ninguém vem perfeito para nós!É preciso ver o outro com os olhos da alma e se deixar cativar!É preciso renunciar ao que não agrada ao seu amor...
Para que se moldem um ao outro como se molda uma escultura,
Aparando as arestas que podem machucar (...)"

(Carlos Drummond de Andrade)

O perfeito seria chato. Não gosto de perfeições.Nos somos feitos para lidar com elas. São as imperfeições que nos fazem únicos, que nos diferenciam do 'comum'. A graça é aprender com tudo - e parece que a missão também é essa: aprender! Só se aprende fora da perfeição. Prefiro deixar a perfeição para o voo de uma borboleta azul - flutuando à minha volta me trazendo boas lembranças de alguém imperfeito!

Dou as costas à perfeição e me abro a todas as imperfeições humanas! São em momentos em que a imperfeição 'grita' que percebemos o quanto o outro é mais do que tudo que possa haver de 'imperfeito'!

Beijos em vc! ;)

Juliana Ramiro disse...

SEMPRE EXCELENTE, NANDA. =)