quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Quem disse que os animais não nos ensinam a entender os humanos?



Por Juliana Ramiro


Minha gatinha, a Ana, esta aqui da foto, vem aprontando coisas que me deixam furiosa, mas, passado um tempo, de cabeça fria, essas coisas fazem-me pensar na nossa relação e, como sempre, vou além. Nas últimas semanas aumentei minhas atividades e pouco fico em casa com ela. E o que ela faz? Testa meus limites e me obrigada a lhe dar atenção. Na mesma semana ela comeu até quase explodir e vomitou duas vezes pela casa, começou a fazer coco fora da caixa de areia, e, na última noite, veio o pior.

Acordei com as pernas molhadas e com cheiro de xixi, logo pensei: que vergonha, voltei a fazer coisas de quando era piá, sonhar que tava no banheiro e... xixi na cama. Num exame rápido de toque descobri que aquele xixi não podia ser meu, era da ANA. Detalhes muito importantes de tudo isso - ela nunca vomitou, e nem fez suas necessidades fisiológicas fora da caixa de areia, NUNCA.

Seis horas da manhã estava eu limpando a cama, colocando as cobertas pra lavar e improvisando uma cama pra dormir até começar oficialmente meu dia. Todos podem imaginar a minha raiva, com um borrifador de água nas mãos, decidi que ela não ia mais dormir comigo, subir na cama.

Agora, passada a raiva, vejo que tudo isso, ou parte disso, é culpa minha. Quem não precisa de atenção? Carinho? Amor? E quem tem todas essas coisas e, da noite pro dia, fica sem e fica numa boa? Se eu fosse a Ana faria coco na minha cabeça pra ter a atenção que tinha antes. Quantas vezes já abri o jornal, ou liguei a TV e ouvi histórias de pessoas que foram deixadas pelo ser amado e resolveram o problema dando um fim na vida do outro, quando não na sua também.

Fico feliz de estar viva (risos). E de ter a chance de pensar na nossa relação, de entender que se eu preciso de atenção, ela também precisa. E como é importante, às vezes, parar, parar tudo, largar o dia-a-dia, abandonar as tarefas e olhar para o outro e perguntar: tá tudo bem? As coisas estão boas pra ti? Tem alguma coisa que a gente pode melhorar? Tarefa tão difícil quanto secar um colchão com xixi dentro de um apartamento que passa o dia inteiro fechado. Contudo, tentar já tem valor, já deve ser valorizado. Ter uma relação com alguém é ter um compromisso diário com experiências... experimentar, provar, fazer testes, tarefas, temas de casa, investir para fazer dar certo.

Quem disse que os animais não nos ensinam a entender os humanos? Acho que a recíproca também é verdadeira.

*Escolhi essa música porque a acho um amor, e conta um pouco do cotidiano da Ana.

5 comentários:

Anônimo disse...

Excelente, como todos os outros.

É isso mesmo...o outro precisa de atenção - tanto quanto nós! Por que é tão difícil enxergarmos isso algumas vezes?

Mas a maturidade faz com que nossos olhos fiquem mais atentos, com que nossa percepção se aguce e os sentidos se dilatem. Viver é isso, aprender ... com os outros, conosco, com a chuva, o sol ... com todo esse 'infinito ao nosso redor' - plagiando Marisa Monte.

Quanto a canção que escolheste, Jú ... Vanessa da Mata para mim é repleta de canções que me levam a um lugar calmo, um tempo bom ...

Beijos e parabéns pelo post, Juzita! Sou sua fã!

disse...

Lindo esse post Princesa..
Essa parada diaria a gente deve dar n só com aquelas pessoas que a gente ama, com os amigos, mas com todas que de alguma forma fazem parte do nosso dia a dia. As vezes a correria nos deixa tão absorta que n vemos a tristeza no olhar de uma empregada, a carencia de um bichinho, a suplica de um sorriso daquela pessoinha que nos abre a porta do predio todas as manhas.è nessas delicadezas que nos tornamos SERES HUMANOS, e essa sutileza nos faz melhores..Tbm sou tua fã e tu sabe disso..Cantinho das Fê's aqui! hehehe beijinho linda!

Juliana Ramiro disse...

cantinho das Fês mesmo. adorei. obrigada pelos comentário que só vem para completar o meu post. gracias, chicas.

Rafa disse...

"um compromisso diário com experiências..." 4 meses de compromissos diários com experiências hehehe...

Eu sou mais eu mais gata, numa louca se re na ta que de noite sai cantando assim...

Já nascemos livres!

Anônimo disse...

Que gata linda.
Esses bichinhos nos dizem mto, é só saber interpretar.

=*