sexta-feira, 3 de setembro de 2010

“Quero o que não se pode explicar aos normais”


Por Juliana Ramiro


“Sobre o amor e o desamor, sobre a paixão
Sobre ficar, sobre desejar, como saber te amar?
Sobre querer, sobre entender, sem esquecer
Sobre a verdade e a ilusão
Quem afinal é você?
Quem de nós vai mostrar realmente o que quer?
Um coração nesse furacão, ilhado onde estiver.
O meu querer é complicado demais,
Quero o que não se pode explicar aos normais.” (Catedral)


A música que é composta pelo trecho acima é do Catedral, uma banda que descobri há alguns anos e, num primeiro momento, achei que fosse a Legião Urbana. O cantor do Catedral tem a voz muito parecida com a do Renato Russo. Bom, mas não é pra falar de semelhança vocal que volto a escrever no meu blog, após alguns meses de abandono. Venho divagar sobre o significado desta canção.
Começo pelo final. A frase “Quero o que não se pode explicar aos normais” é um resumo de mim. Muitas e muitas vezes já fui julgada por uma certa postura ou decisão e tentei uma defesa, em vão. Em todas essas vezes, penso nesta frase. O que pra mim parece certo, e óbvio, para alguns é algo inconsebível e inexplicável.
Além desta frase, o restante do trecho também tem minha admiração. O despejo de tantos temas – “sobre o amor, desamor, paixão, ficar, desejar, querer, esquecer” – sem respostas, trazem-me uma certa tranquilidade.
Algumas pessoas parecem tão certas de quem amam, e quem desejam, e quando é amor, quando é paixão, que chego a ficar constrangida por não ter nada disso tão claro. Acho tais assuntos complexos e tão incostantes quanto uma criança num quarto cheio de brinquedos. Ora um carrinho é o dono da vez, ora um boneco, ora um videogame.
Já estou com 22 anos e sigo como essa criança, e a vida é meu quarto de brinquedos. Tento ficar tranquila com minha condição, no entanto, as vezes, encontro pessoas no caminho que me cobram um amadurecimento e uma postura decisória e objetiva que me falta. Falta-me a postura e o como chegar nela. Alguém sabe onde encontro este tutorial???


Um comentário:

Anônimo disse...

Esse tutorial se encontra no tempo...eu acho. Mas só acho. Acho porque comigo foi assim...mas também acho que isso não é regra. Mas o que afinal é uma regra?!?!

Viva apenas...e se deixe viver! É só isso... (eu acho) -

Beijos!