quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ser feliz é tudo que se quer...

Por Juliana Ramiro

Mexendo nos meus vídeos favoritos do Orkut encontrei a versão de uma música que já era linda, mas que de cara nova ficou ainda melhor. Paixão, originalmente cantada por Kleiton e Kledir, agora interpretada pela Cláudia Leite. Na nova versão ela ficou mais animada, mais dançante, contudo, o que sempre julguei o ponto forte dessa música foi a letra. É poesia, é sentimento, é sensação, são os detalhes de uma paixão. Detalhes que a gente tenta esconder, no entanto, sempre entrega, e se entrega muito.

“Não quero ficar na tua vida
Como uma paixão mal resolvida
Dessas que a gente tem ciúme
E se encharca de perfume
Faz que tenta se matar...”


Quem não se encharca de perfume? E faz isso para ser marcante para aquela pessoa que já nos marcou e marca tanto. E não é só o perfume, a paixão se constrói no detalhe. São os pedaços de duas vidas, de dois corpos que vão se encaixando, quanto mais encaixa mais forte é, mais se sente. Acho que na paixão não vale falar de tempo. Não é porque encaixa que vai durar mais, tempo é disposição. Paixão é mais que isso.
Pra mim a paixão dura o tempo que tem que durar, depois amadurece, envelhece e vira amor, ou some deixando lembranças. Depois de uma paixão conviver com o amor e dar valor para ele me parece tão difícil quanto ter sido jovem e, agora velho, entender que o corpo já não é o mesmo, o mundo já não é o mesmo, e já não se tem tanto tempo pela frente.
Pra quem tem fascínio pela paixão, aprender a amar o amor não é tarefa fácil, mas deve valer a pena. E deve trazer muita coisa boa. O segredo do “pra sempre”, pra mim, é quando a gente consegue amar e se “reapaixonar” pela pessoa que amamos. Fazer isso todo mês, toda semana, todo dia, toda hora. Ser um velho com a febre de um garoto. Enquanto isso não acontece fico com a paixão. Ahhh, essa paixão.

“...Vou ficar até o fim do dia
Decorando tua geografia
E essa aventura
Em carne e osso
Deixa marcas no pescoço
Faz a gente levitar
Tens um não sei que
De paraíso
E o corpo mais preciso
Que o mais lindo dos mortais
Tens uma beleza infinita
E a boca mais bonita
Que a minha já tocou...”


2 comentários:

Anônimo disse...

Mas que maravilha de post!

"... aprender a amar o amor não é tarefa fácil..." Há perfeição nessa frase, Juzita! E muita ...

Não é fácil mesmo! Paixão tem outra cor. É fogo, arde sem queimar, traz uma dor gostosa ... aquilo tudo de frio na barriga e etc e etc e etc e tal.

Acredite: é possível se apaixonar todos os dias por uma pessoa ... ou toda semana, sendo racionais dentro da irracionalidade da paixão.

Preciso te contar uma outra coisa que tenho aprendido: é possível amar sem antes ter se apaixonada ... e ficar completamente apaixonada depois.

No amor e na paixão tudo é possível, a única regra e abrir o coração, os poros, os braços - a alma! Essa é minha visão.

Já troquei um amor por uma paixão. Ambos já foram embora e um outro amor apaixonante me embasbaca todos os dias.

Ciclos. E hoje desejo que este meu ciclo vá ficando, ficando, ficando...

Beijão guria!

Juliana Ramiro disse...

lindo Nanda. Obrigada pelo comentário. =)