quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Dinheiro traz felicidade...





Por Juliana Ramiro

Antes de mais nada, gostaria de me desculpar pela ausência de posts nas últimas semanas. Final de semestre, ainda não consegui terminar a faculdade, então novembro é o mês D.
Tive que entregar meu projeto de monografia e lutar para ter a orientadora que realmente confio para meu trabalho. Deu tudo certo. Mais uma vez pelo caminho mais penoso, porém TUDO CERTO.
Eu não costumo falar em dinheiro, embora desde muito cedo tenha aprendido seu valor. Meus pais se casaram muito jovens, muito cheios de sonhos, de vontade, mas com pouca grana. Quando eu e meu irmão nascemos a coisa ficou mais apertada ainda. Posso dizer que tive uma infância humilde e, dentro daquela realidade, feliz.
O valor que dou para o dinheiro devo aos meus pais. Quando tinha uns 6 para 7 anos, eles estipularam uma mesada de 10 reais para mim e meu irmão, e nós deveríamos administrá-la até o próximo começo de mês, sem chamadas extras. Eu não fui daquelas crianças que ganhavam dinheiro para merenda na escola, fazia minhas refeições todas em casa. Nem fui daquelas que ia ao supermercado com os pais e colocavam tudo no carinho e, se algo fosse negado, abriam a maior goela e faziam um verdadeiro circo. Tanto eu quanto meu irmão aprendemos a pedir as coisas e entender quando o dinheiro tava curto. A mãe sempre conta que meu irmão pegava uma bolachinha recheada na mão e dizia: Mãe, esse mês tu tens dinheiro pra eu levar uma bolachinha? Se ela dizia que não, ele largava na prateleira e seguia agarrado no carinho.
Sempre tive uma visão empreendedora e um gosto mais barato. Meu irmão pegava o dinheiro dele e comprava um boné, que depois seria vendido para os amigos pela metade do preço, ou dado. Já eu dividia meu dinheiro nas semanas do mês, e toda semana, ia numa bazar “1,99”, a maravilha da minha infância, e comprava um brinquedo novo, ou uma peça de roupa. Uma vez apareci com um chinelo imitação de Rider, daqueles que era impossível correr com eles, porque não tinham a tira para prendê-los entre os dedos do pé. O fato de eu ter comprado meu próprio chinelo me encheu de orgulho. Na época não entendia muito bem aquela sensação, mas como era boa, seguia fazendo coisas para senti-la. E, claro, o que sobrava das compras no 1,99, juntava e comia de bala no bar da escola, como toda criança.
E foi essa sensação boa, de ter as minhas coisas, fazer minhas escolhas, e administrar minhas finanças, que me acompanhou por toda adolescência. E assim que pude, consegui meu primeiro estágio. E com o primeiro salário comprei um taco de sinuca importado, profissional. E mesmo que esse taco, hoje, não me sirva pra nada, na época foi gratificante poder entrar na loja e escolher o taco do meu gosto, que cabia no meu bolso, e pagar por ele, depois de um longo mês de trabalho.
De lá pra cá, estou com 22 anos, é isso que tenho feito. Batalhado pelo meu dinheiro e gasto ele com coisas que me fazem feliz. O dinheiro não traz felicidade? Traz sim. Traz felicidade para quem sabe ser feliz. E eu sei.
E fico feliz de ir ao shopping e poder comprar um presente de natal para minha mãe. Um presente não. O presente que eu acho que ela merece, que combina com ela. Poder dar esse mimo a ela me faz feliz.
E meu dinheiro não compra amigos, mas me dá a oportunidade de visitar os meus que estão distantes. E de encontrar os que estão por perto, de me divertir com eles.
E meu dinheiro não me dá cultura, mas me permite ir ao cinema, comprar livros, ir ao teatro.
E meu dinheiro não me bastaria para ser feliz, mas realiza alguns dos meus sonhos, e me traz cada vez mais sensações boas. De deixar a casa numa zona e voltar sentindo aquele cheirinho de limpeza, de simplesmente decidir ir, ir para qualquer lugar, por qualquer motivo, e ter o meio de chegar lá e voltar. Tantas coisas. Tantas sensações.

Repito, o dinheiro traz felicidade para quem sabe ser feliz.

8 comentários:

Unknown disse...

Minha linda... realmente você me fez recordar coisas da minha infância que fazia tempo que não recordava. Vivi coisas praticamente idênticas. As escolhas, a falta de dinheiro para bombons e gulosemas, a responsabilidade sobre a pequena mesada, as dificuldades da época etc. Me fez feliz saber que compartilha questões tão importantes: de luta, de garra e, mais uma vez, de escolhas. Graças a Deus, hoje, eu posso ir ao shopping e comprar aquele presente para minha mãe, posso viajar a hora que me der na telha, posso ir ao cinema, teatro, etc...enfim, posso e estou em uma posição confortável. Graças a Ele, graças a mim e a toda educação recebida e a todo o esforço desprendido. Às vezes, pessoas me rotulam por isso, mas, infelizmente, elas não me perguntam sobre tudo o que passei para chegar até aqui. Obrigado. Você é mais que especial.

Maria Fernanda Candido Paetzel disse...

Juzita, que saudade dos seus post's, guria!

Concordo com você: dinheiro traz felicidade! Essa felicidade aí que vc descreveu tão bem. Com meu primeiro salário comprei um celular "tijolão" - e lá se vão 11 anos...

De lá pra cá, a grana faltou, sobrou, foi curta ... e foi me proporcionando vários destes 'prazeres que o dinheiro traz'. O prazer de comprar flores para quem se ama, um presente para o irmão mais novo, fazer uma festa surpresa para uma amiga especial, comprar os cd's originais da Ana, ir aos seus show's aqui e em SAMPA ... e dormir em uma cama macia, limpinha e cheirosa.

Coisas grandes e pequenas, mas conquistadas com trabalho e total independência!

Ser gente grande é isso aí ... administrar a vida. E fazer isso com maestria, se aprende na infância - em casa - com pai e mãe - ou com quem estiver por perto que seja responsável por nossa educação.

Adorei o post.

Não some mais!

Beijos

Nanda

Juliana Ramiro disse...

Gente, obrigada pelos comentário e pelos elogios.
Nanda, não pretendo sumir. mesmo.
bjooooo

Jacq disse...

Ju!

Perfeito. A minha sensação também é essa de, quando chega o Natal, poder fazer um agrado para as pessoas que eu amo dando o melhor presente que eu puder heheheh. Acho que é coisa de leonino ; P

Rita Aurelio disse...

A gente dá VALOR ao resultado do próprio esforço. O resultado do esforço é dinheiro. E o papel se transforma em coisas que nos dão satisfação.

Parabéns.

Sabrina Henriques disse...

Juu, achei MUIIIIITO tri este texto teu.
Algumas coisas, na verdade a maioria delas, não sei transpor para o papel: as sensações...experiências e etc. Mas quando vejo um texto do tipo, no qual me identifico e tenho a oportunidade de elogiar, logo faço: parabéns!
As sutilezas...definições muitas vezes óbvias, quando não escritas podem dificultar a vida. Gosto de definições, e você ajudou a definir a minha sensação sobre o dinheiro, digamos.
Simples assim...

Obrigada e Abraços,

Jéssica Strauss disse...

Nossa, me lembrei muito da minha infância ju.
E olha que a minha mesada de mesmo foi depois que eu tinha meus 11, 12 anos( R$ 10 por semana também).
Antes meus pais davam as moedas que sobravam no dia, e eu juntava num "cofrinho", mas quem disse que moeda não da em nada? Tive tanto orgulho quando juntei moedas o suficiente para me comprar um roller que quando cheguei na loja pra comprar o vendedor ficou tão impressionado, que acabou me dando uma joelheira de presente!!
Sem contar que eu também era frequentadora do 1,99 toda semana.
Sempre com as moedinhas comprando brinquedos, cavalinhos, etc...
Hoje agradeço muito aos meus pais por tudo isso, e porque realmente dinheiro traz a felicidade, pra quem sabe ser feliz!!

Parabéns, beijão!!

Juliana Ramiro disse...

Obrigada pelo comentário, Jéssica. E sempre que se identificar com algum post comenta aqui. É bacana para mim ler as histórias de vocês, já que leem as minhas. Beijo